domingo, 9 de setembro de 2012

Discografia Legião Urbana





Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 e 1996. Lançaram vários álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical da gravadora EMI-Odeon em venda de discos por catálogo no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996.
A banda foi formada em agosto de 1982 após o termino de sua banda antiga, o Aborto Elétrico, devido a uma briga com o integrante Fê Lemos (bateria). Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flavio Lemos (contrabaixo), reunem-se com Dinho Ouro Preto e formam então o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como Ramones, The Smiths, The Cure e Joy Division.
As letras apresentam um lirismo profundo e são deveras politizadas, retratam um pouco do que é ser jovem num país como o Brasil. Apresentam várias referências culturais que evidenciam a inteligência de Renato Russo e mostram em sua maioria uma desesperança com relação ao futuro. Mas ao mesmo tempo revelam o poder das pessoas de mudar alguma coisa, mesmo que essa coisa seja o interior de cada uma delas.
Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.
Os discos seguintes alcançam uma repercussão muito grande, tendo suas músicas tocadas em várias rádios espalhadas pelo país.
O último disco “Uma Outra Estação” foi um álbum póstumo. Canções como “Clarisse” ficaram de fora do álbum anterior por desejo do próprio Renato, que a considerava com uma temática muito pesada. A letra da canção “Sagrado Coração” consta no encarte porém não possui registro da voz de Renato. O álbum conta com participações especiais como Renato Rocha, baixista dos primeiros discos da Legião, e Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso.


Um comentário: